Saltar para o conteúdo

Cristo do Abismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A estátua do Cristo do Abismo na baía de San Fruttuoso, Ligúria.

O Cristo do Abismo (em italiano: Cristo degli abissi) é uma estátua de bronze de Jesus, submersa desde 1954 no fundo da baía de San Fruttuoso, entre Camogli e Portofino, em Ligúria, na Itália, dentro da área natural da marinha protegida de Portofino, a quinze metros de profundidade.[1]

A baía de San Fruttuoso, e a abadia de San Fruttuoso. À direita, submersa no mar, está situada a estátua do Cristo do Abismo.
A lápide comemorativa à Marcante, foi posta sobre a base do Cristo do Abismo.

Originalmente, a ideia da estátua nasceu de Duilio Marcante que, após a morte de Dario Gonzatti durante um mergulho em 1950, levou-o a instalar uma estátua de Cristo no fundo do mar. No dia 22 de agosto de 1954, a estátua do Cristo do Abismo é posta na baía de San Fruttuoso, entre Camogli e Portofino.

A construção da estátua de 2,50 metros de altura, foi feita pelo escultor Guido Galletti, e colocada pela Marinha Italiana a uns dezessete metros de profundidade, e levada até o fundo por muitos mergulhadores. As mãos do Cristo, dirigidas para a superfície (ou até ao céu, já que trata-se duma estátua debaixo d'água), encontram-se abertas em sinal de paz.

Para obter o bronze da estátua, foram fundidas medalhas, elementos navais (incluindo as hélices doadas pela Marinha dos Estados Unidos) e sinos. Após a morte de Marcante, uma placa na base da estátua é colocada em sua memória.

Em 2003, a estátua foi restaurada para a proteger da corrosão e dos crustáceos, e especialmente para substituir uma mão que tinha sido quebrada por uma âncora. No dia 17 de julho de 2004, foi novamente recolocada na água sobre uma nova base, a uma profundidade menor do que a anterior.

Estátua de Cristo do Abismo localizada a dezoito metros de profundidade, em Key Largo.

San Fruttuoso

[editar | editar código-fonte]

Uma cópia da estátua foi colocada na igreja de San Fruttuoso. A estátua de gesso original encontra-se conservada na Marina di Ravenna, no Museu Nacional de Actividades Subaquáticas (Museo Nazionale delle Attività Subacquee).[2]

Outra cópia da estátua foi colocada na Flórida, em Key Largo, oferecida por Egidio Cressi aos desportistas dos Estados Unidos.

No dia 17 de setembro de 1972, uma outra réplica da estátua foi colocada no lago Palü, em Valmalenco, na Itália, para combater o uso indiscriminado da água.

Existe outra réplica do Cristo do Abismo, num formato um pouco menor e "seco" no porto de São Jorge, a capital da ilha caribenha Granada. Foi doada ao povo de Granada pela companhia de navegação Costa Cruzeiros de Génova, pelo trabalho corajoso e decisivo do salvamento dos passageiros e da tripulação do barco italiano Bianca C, que foi destruído no porto de São Jorge, por causa dum incêndio que aconteceu no dia 22 de outubro de 1961.

Notas e referências

[editar | editar código-fonte]
  1. Wilkinson, Jerry. «Christ of the Deep» (em inglês). KeysHistory.org. Consultado em 10 de dezembro de 2015 
  2. «Le nozze con il Cristo degli abissi» (em italiano). Corriere di Puglia e Lucania. 4 de setembro de 2015 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cristo do Abismo